MUSCLE CAR História
5 participantes
MUSCLE CAR História
Fala galera beleza vó contar aqui um pouco da história dos MUSCLE CAR um estilo de carros que eu só apaixonado, então vamos la...
Por volta dos anos 60, os americanos estavam cansados das banheiras repletas de cromados e exigiam individualidade e atitude. Foi nesta época que surgiu um dos tipos mais fascinantes de automóveis que Detroit já produziu: o MUSCLE CAR. carros musculosos, em comparação à aparência agressiva e grande potência.
A história dos muscle-cars começa em 1964. A Pontiac,uma divisão da GM, coloca no modelo Tempest o maior motor V8 disponível na casa: um 389-3pol ou 6,3 litros, de 325 cv, e batiza a criação com um nome emprestado da Ferrari: GTO., nascendo assim o Pontiac GTO.
As características desse tipo de carro passavam por um motor de grande cilindrada V8, claro, aparência robusta e grande oferta de opcionais, capazes de dar aos seus consumidores a tão desejada individualidade. O GTO oferecia uma enorme lista de opcionais, para que o consumidor pudesse fazer seu carro. Fazendo as escolhas certas era possível ter um automóvel muito veloz e com ótimo comportamento dinâmico por um preço bastante atraente e isso foi um sucesso absoluto.
Dois anos mais tarde, deixava de ser apenas uma versão do Tempest e se tornava um modelo independente. Modificações externas como novos faróis verticais e lanternas traseiras e mecânicas eram introduzidas, para dar ao carro mais potência e uma aparência ainda mais agressiva. O motor era o mesmo 389, mas agora gerando de 335 a 360 cv, podendo atingir mais de 200 km/h.
Com o sucesso do GTO, as outras marcas se apressaram em também oferecer seus MUSCLE CAR. A Chrysler começou a adotar motores Hemi, assim chamados por possuírem as câmaras de combustão hemisféricas, em todos os modelos possíveis, produzindo alguns dos mais fantásticos carros da época. Foi da Dodge que saíram, por exemplo, o Charger e o Challenger. O primeiro, conhecido dos brasileiros pois desembarcou por aqui no início dos anos 70 com um motor V8 de 318 pol3 (5,2 litros), teve em 1968 sua versão mais potente e famosa. O Charger possuía ainda uma versão batizada de Daytona, variação de rua do Charger criado para disputar as competições da NASCAR.
A Plymouth, outra divisão da Chrysler, também apresentou, em 1969, uma nova geração do Barracuda. Também equipado com o V8 440, com três carburadores duplos Holley. O carro possuía um visual esguio, mas ao mesmo tempo agressivo. A tomada de ar que se projetava para fora do capô lhe valeu o apelido de shaker hood (capô que sacode).
Outro Plymouth que fez história foi o Road Runner Superbird de 1970. O nome vem do simpático personagem da Warner, no Brasil chamado de Papa Léguas, que vive correndo para escapar do coiote. E de fato o nome não poderia ser mais apropriado, já que velocidade também era o ponto forte desse Plymouth.
A GM não se restringiu à divisão Pontiac e apresentou vários outros modelos para entrar na briga para contra-atacava o Mustang com o Camaro. A versão Z28 de 1967 utilizava o V8 de 302 pol3 (5,0 litros) com 290 cv e oferecia desempenho bem adequado. Também com uma farta lista de opcionais. O carro foi um estrondoso sucesso, vendendo 220.000 unidades naquele ano.
Outros modelos da Chevrolet também entraram no páreo. O Impala possuía em 1967 uma versão, batizada de SS 427, com o imenso motor de 7,0 litros e 385 cv de potência. Outro carro com lugar garantido na galeria da fama dos muscle-cars é o Chevelle 1970, incluindo sua bela versão picape El Camino (derivado de automóvel). Ambos utilizavam um V8 de 7,5 litros, o que lhes dava um desempenho brutal. O Nova SS com o 5,7-litros de 245 cv também tem seu lugar na galeria da Chevy.
A Buick, outra divisão da GM, apresentou um dos mais memoráveis muscle-cars de todos os tempos: o GS-X. Versão de topo da série Gran Sport, que antes contava com versões de 350 e 400 pol2, utilizava o eficiente motor V8 455 (7,45 litros). O GS-X é dos pontos mais altos na história dos muscle-cars. Acredita-se que, com a preparação correta, era capaz de ultrapassar a barreira dos 250 km/h.
Até a conservadora divisão Oldsmobile aderiu à tendência com o 4-4-2. O carro tinha esse nome por possuir quatro carburadores, transmissão manual de quatro marchas e escapamento duplo. Inicialmente era apenas uma versão do Cutlass F85, mas devido a sua popularidade a Olds resolveu transformá-lo em uma linha própria em 1968. Dois anos depois era oferecida uma nova versão, batizada de W30. Com o motor de 7,45 litros e 370 cv de potência, era um legítimo muscle-car.
A Ford decidiu reagir, transformando seu maior sucesso da época o Mustang em um legítimo muscle-car com a versão Shelby GT 500 com um enorme motor de 7 litros e fez algumas modificações externas, para dar ao carro uma aparência ainda mais agressiva. A Ford não contava apenas com o Mustang para disputar o mercado dos muscle-cars. Outros carros foram oferecidos, como o Fairlane GT e o Gran Torino GT. Ambos utilizavam o mesmo motor V8 de 427 pol3 (7 litros).
A Mercury, Uma divisão da Ford, também dispunha de carros para entrar na briga. O mais famoso deles era o Cougar, feito na plataforma do Mustang com objetivo de enfrentar os pequenos muscle-cars, como Challenger e Camaro. O modelo 1968 oferecia diversas opções de V8, de 5 a 7 litros. A versão mais potente dispunha de 335 cv.
A história dos muscle-cars começa a terminar em 1973. Com a crise do petróleo e o embargo imposto pelos países produtores, mais a conseqüente alta dos preços do combustível, os americanos preferiam comprar os econômicos carros japoneses aos beberrões nativos. Além disso, o governo dos EUA passou a impor uma série de normas de controle de poluição e de consumo de combustível, o que amarrou ainda mais a potência dos carrões, e estabeleceu o limite nacional de velocidade de 88 km/h.
fonte StreetMachine
Bem galera ta ai uma lista de alguns MUSCLE CAR para o pessoal conhecer.
Shelby Cobra 427. Um dos melhores muscles já feitos. Uma obra de arte sobre rodas feita por Carroll Shelby. Era um carro extremamente leve, com um V8 small block da Ford embaixo do capô. Um Muscle realmente esportivo de sangue puro, desenhado e construído por um dos melhores pilotos que já existiram nos EUA.. nem tem muito mais o que dizer né?
O Buick GSX 1970 vinha com um motor V8 de 360 cv com um torque incrível, 510 lb/ft , e foram produzidos somente 678.
O Chevelle 454 SS é realmente um ícone, um marco, o top de vendas, ele também tinha um motor V8 big block de 7.4 litros, mas esse começava na casa dos 360 cv indo até mais de 400 cv.
A Plymouth 1970 lanço o Hemi Cuda um clássico dos clássicos. Se hoje a gente consegue o Challenger como ele é, muito se deve a esse carro.O motor V8 Hemi de 425 cv fazia a festa da galera que pilotava ele, e fechava 1/4 de milha em 13 segundos.
Precisa mesmo comentar alguma coisa sobre o Camaro? Esse é da primeira geração, ainda não existia nenhum SS então, o Z/28 era o monstro criado em casa. Motor V8 Small Block de 290 cv e uma suspensão muito bem acertada pros carros da época garantiam a diversão.
Mustang Boss 302 veio para ser concorrentes diretos dos Camaros. Pra variar, como todos os outros aqui da lista, o motor é um V8 de 290 cv que levava o carro de 0 a 100 km/h em 7 segundos e fazia o 1/4 de milha em menos de 15 segundos.
Esse aqui é conhecido de Hollywood, tem uma participação decisiva no Triplo X, e com certeza, foi por escolha do Vin Diesel, o “homem muscle-car” do cinema atual. Enfim.. esse é o Pontiac GTO de 1965, que tinha um V8 de 335 cv e tinha uma opção que teria até 25 cv extras. Esse carro fazia de 0-100 Km/H em menos de 6 segundos, pra 1965, era uma fera.
Pontiac Firebird Coupe é o mais desconhecido aos brasileiros dessa lista, mas mesmo assim, não poderia não estar aqui. Ele é um primo bem próximo do Camaro, tanto de plataforma quanto de motorização, mas talvez, as versões mais conhecidas dele sejam as menos antigas que tinham um pássaro de foto pintado nos capôs. O motor, pra variar, um V8 small block de 335 cv.
Shelby Mustang GT500 ficou mais conhecido como Eleanor do filme “60 segundos”. Vinha de fábrica com 355 cv e tinha um irmão pronto para corridas, o GT350. Tinha um motor absurdamente grande para um Mustang, e bem por isso devia ser muito divertido de pilotar.
Bom, pra quem me conhece sabe que eu não poderia terminar a lista com outro carro que não fosse o Dodge Charger de 1969. Esse carro é a ‘personificação’ do mal. Se o Diabo tivesse um carro, eu acredito de verdade que seria esse. Ficou muito mais conhecido pelos vôos e drifts que fazia no “Dukes of Hazzard” (Os Gatões aqui no Brasil). A versão mais divertida dele a R/T vinha com um motor V8 440 Magnum de 375 cv, mas tinha um outro motor, o que fez a fama maior, o que ia pra pista, que empurrava o Hemi Cuda também, era o Hemi 426 de 425 cv.
É isso ai galera eu deixei faltando alguns na lista para ver se a galera que curte muscle car ta ligado, ok um abraço te mais... lista com base falaqueeuteovo.
O Buick GSX 1970 vinha com um motor V8 de 360 cv com um torque incrível, 510 lb/ft , e foram produzidos somente 678.
O Chevelle 454 SS é realmente um ícone, um marco, o top de vendas, ele também tinha um motor V8 big block de 7.4 litros, mas esse começava na casa dos 360 cv indo até mais de 400 cv.
A Plymouth 1970 lanço o Hemi Cuda um clássico dos clássicos. Se hoje a gente consegue o Challenger como ele é, muito se deve a esse carro.O motor V8 Hemi de 425 cv fazia a festa da galera que pilotava ele, e fechava 1/4 de milha em 13 segundos.
Precisa mesmo comentar alguma coisa sobre o Camaro? Esse é da primeira geração, ainda não existia nenhum SS então, o Z/28 era o monstro criado em casa. Motor V8 Small Block de 290 cv e uma suspensão muito bem acertada pros carros da época garantiam a diversão.
Mustang Boss 302 veio para ser concorrentes diretos dos Camaros. Pra variar, como todos os outros aqui da lista, o motor é um V8 de 290 cv que levava o carro de 0 a 100 km/h em 7 segundos e fazia o 1/4 de milha em menos de 15 segundos.
Esse aqui é conhecido de Hollywood, tem uma participação decisiva no Triplo X, e com certeza, foi por escolha do Vin Diesel, o “homem muscle-car” do cinema atual. Enfim.. esse é o Pontiac GTO de 1965, que tinha um V8 de 335 cv e tinha uma opção que teria até 25 cv extras. Esse carro fazia de 0-100 Km/H em menos de 6 segundos, pra 1965, era uma fera.
Pontiac Firebird Coupe é o mais desconhecido aos brasileiros dessa lista, mas mesmo assim, não poderia não estar aqui. Ele é um primo bem próximo do Camaro, tanto de plataforma quanto de motorização, mas talvez, as versões mais conhecidas dele sejam as menos antigas que tinham um pássaro de foto pintado nos capôs. O motor, pra variar, um V8 small block de 335 cv.
Shelby Mustang GT500 ficou mais conhecido como Eleanor do filme “60 segundos”. Vinha de fábrica com 355 cv e tinha um irmão pronto para corridas, o GT350. Tinha um motor absurdamente grande para um Mustang, e bem por isso devia ser muito divertido de pilotar.
Bom, pra quem me conhece sabe que eu não poderia terminar a lista com outro carro que não fosse o Dodge Charger de 1969. Esse carro é a ‘personificação’ do mal. Se o Diabo tivesse um carro, eu acredito de verdade que seria esse. Ficou muito mais conhecido pelos vôos e drifts que fazia no “Dukes of Hazzard” (Os Gatões aqui no Brasil). A versão mais divertida dele a R/T vinha com um motor V8 440 Magnum de 375 cv, mas tinha um outro motor, o que fez a fama maior, o que ia pra pista, que empurrava o Hemi Cuda também, era o Hemi 426 de 425 cv.
É isso ai galera eu deixei faltando alguns na lista para ver se a galera que curte muscle car ta ligado, ok um abraço te mais... lista com base falaqueeuteovo.
FabricioSFX- Piloto de Testes
- Mensagens : 85
Data de inscrição : 25/09/2012
Idade : 48
Localização : Goiânia-GO
Re: MUSCLE CAR História
Muito legal o artigo também adoro estes carros.
Por sinal estou entendendo que você está dando uma indireta aqui......saiba que estou preparando muscle cars em todas as classes no forza 4 para jogarmos. rsrsrsrsrs
abraços
Por sinal estou entendendo que você está dando uma indireta aqui......saiba que estou preparando muscle cars em todas as classes no forza 4 para jogarmos. rsrsrsrsrs
abraços
Rodolfo_tec- Piloto Amador
- Mensagens : 36
Data de inscrição : 28/09/2012
Re: MUSCLE CAR História
aceito e topo qualquer parada kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk um 4fun e até campeonato de musclecars ficaria bem legal
Maicol Nite- Piloto Amador
- Mensagens : 21
Data de inscrição : 28/09/2012
Re: MUSCLE CAR História
Vocês pegarão em, já estou planejando os pegas vou postar Sábado, aguarde e confie hahahahah.
FabricioSFX- Piloto de Testes
- Mensagens : 85
Data de inscrição : 25/09/2012
Idade : 48
Localização : Goiânia-GO
Muscle car
Não é a minha praia mais tó dentro,só espero que o Super não fique pra tráz.
TETR4REX- Piloto Amador
- Mensagens : 26
Data de inscrição : 29/09/2012
Re: MUSCLE CAR História
A unica coisa que sinto é não estar ficando em casa aos finais de semana pra correr na V8 com o pessoal, que gostaria muito de correr como o super até sabe, mais pelo menos se ajudei na diversão da galera já está de bom tamanho.
Maicol Nite- Piloto Amador
- Mensagens : 21
Data de inscrição : 28/09/2012
Re: MUSCLE CAR História
É isso ai Maicol, cara você tem que arrumar um tempo para a gente fazer uns pegas não é? Já faz algum tempo que a gente não corre junto, te aguardo ai amiguinho hahahaha.
FabricioSFX- Piloto de Testes
- Mensagens : 85
Data de inscrição : 25/09/2012
Idade : 48
Localização : Goiânia-GO
Re: MUSCLE CAR História
estou ancioso pra correr umas boas corridas ai com esses V8 e nos Muscles, quem sabe uma hora dessas.
abraços.
abraços.
Maicol Nite- Piloto Amador
- Mensagens : 21
Data de inscrição : 28/09/2012
Re: MUSCLE CAR História
vamos fazer uns pega gente de muscle um dia desses
gabora opala- Piloto Amador
- Mensagens : 36
Data de inscrição : 30/09/2012
Localização : diadema-sp
Re: MUSCLE CAR História
Já to organizando a parada xD, vai ser legal.
FabricioSFX- Piloto de Testes
- Mensagens : 85
Data de inscrição : 25/09/2012
Idade : 48
Localização : Goiânia-GO
Tópicos semelhantes
» The King of Muscle Car
» American Muscle Car
» Tabela de Pontuação - Muscle Car
» 2ª Etapa American Muscle Car - Indianapolis
» Inscrição para American Muscle Car
» American Muscle Car
» Tabela de Pontuação - Muscle Car
» 2ª Etapa American Muscle Car - Indianapolis
» Inscrição para American Muscle Car
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos